Secretaria de Assistência Social de Mariluz realizou a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social 2025

 

Publicado em: 09/07/2025 10:26 | Fonte/Agência: imprensa

Whatsapp

 

Recentemente, aconteceu no Clube do Idoso a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de 2025. O evento foi uma oportunidade importante para celebrar os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS. O tema escolhido para este ano foi “Construção, Proteção Social e Resistência”.

Na abertura do evento, estiveram presentes o vice-prefeito Fernando Santos, a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Cristina Bazzanella Souza, além da vereadora Eliane Ferreira, que também participou da cerimônia de abertura.

O evento contou com as apresentações dos alunos dos cursos de Capoeira e Karate que são ofertados pelo CRAS.

Quem ministrou a palestra foi a assistente social Ilza Reghini de Moraes Biasotto, que trabalha há mais de 25 anos com assistência social. Ela também atua como assessora em políticas públicas pelo Instituto Assessare. 

Cerca de 127 pessoas estiveram na Conferência, dentre elas, participantes do projeto do Prof. Júlio, adolescentes da formação docente do Colégio José Alfredo, usuários do Serviço da Assistência e sociedade em geral.

“A política de Assistência Social já passou por muitos avanços, mas ainda há muito a conquistar. Nosso trabalho é difícil e, muitas vezes, passa despercebido. Para que a assistência social realmente desempenhe um papel importante na construção de uma sociedade mais justa, é fundamental que reconheçamos o valor dessa política para as famílias em situação de vulnerabilidade. É preciso reformular nossos princípios, planejar o futuro da proteção social e garantir que essa política esteja sempre presente nas prioridades do governo. Assistência social não pode ficar invisível. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a recuperarem sua autonomia, para que a vulnerabilidade social seja algo passageiro, e não uma condenação definitiva”, destacou a Secretária Municipal da Assistência Social, Andrea Bernardo de Oliveira.

Oque é o SUAS?

Desde sua criação, tem sido o alicerce da proteção social no Brasil, promovendo inclusão e dignidade para milhões de cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Para que servem as Conferências Municipais?

Nestes espaços democráticos de discussão, a sociedade civil, usuários dos serviços de assistência social e representantes do governo convergem para avaliar os avanços, desafios e propor diretrizes que fortaleçam ainda mais esse sistema fundamental.

A conferência municipal é um momento crucial para a participação cidadã, onde todos são convidados a contribuir com suas experiências, ideias e visões para o aprimoramento contínuo do SUAS.

Ao celebrar duas décadas de história do SUAS, reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e solidária, onde cada indivíduo tenha acesso garantido a direitos fundamentais e oportunidades de desenvolvimento.