Nota Oficial da Prefeitura de Mariluz e Secretaria Municipal de Saúde

Publicado em: 26/10/2021 11:38 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Mariluz e a Secretaria  Municipal de Saúde, vêm a público se manifestar quanto ao fato ocorrido na última semana, onde infelizmente uma jovem faleceu no Pronto Atendimento Municipal. A princípio, o Poder Público Municipal lamenta profundamente a perda de mais uma cidadã, e externa sentimentos e condolências aos familiares, que Deus possa dar o conforto e a paz a todos.

No mais, em virtude de inúmeros comentários a respeito, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde informam que estão sendo apuradas as condutas realizadas, para que se possa averiguar a existência ou não de possível necessidade de responsabilização dessas condutas, bem como para que possam ser realizadas melhorias com a finalidade de evitar tais situações.

Informam também, que todas as consultas e atendimentos realizados no Pronto Atendimento, são realizadas por profissionais médicos, capazes de atestar o estado de saúde dos pacientes, e realizar encaminhamentos e procedimentos que se fizerem necessários.
Em momento algum a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, ou qualquer pessoa que seja, orienta ou orientou, que não sejam realizados encaminhamentos ou qualquer procedimento que seja necessário para salvaguardar vidas, ou procedimento diverso do orientado pelo profissional, tendo em vista que o pilar do sistema único de saúde é a preservação da vida, de modo que todo procedimento ou encaminhamento deve ser realizado somente com a assinatura de profissional médico, único habilitado para tanto.

Diante disso, é oportuno destacar que o Pronto Atendimento Municipal conta com todo o suporte técnico, e com ambulâncias equipadas e disponíveis 24h para qualquer emergência.
 A orientação do Poder Público nunca foi e não será jamais pelo não encaminhamento ou pela não realização de procedimentos que se fizerem necessários, mas sim, pela manutenção da vida.

Além disso, para melhorar a estrutura do Pronto Atendimento, em breve será realizada uma reforma da UBS Claudinei Solcia para atender toda a estratégia da família, que já está em fase de elaboração de projeto, bem como a construção da nova UPA na Av. Coronel Galdino de Almeida, que trará mais conforto, agilizará os atendimentos, e melhorará a estratégia relacionada a saúde no município.

Todas as informações referentes ao suporte técnico dado pelo Poder Público à saúde, como ambulâncias, equipamentos, profissionais, e a disponibilidade destes em diversos horários, podem ser consultados e visualizados por meio de visita a Secretaria de Saúde Municipal.

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde comunica que é muito importante a contribuição dos munícipes para melhorias quanto ao sistema, e para isso, você pode registrar a sua sugestão, reclamação, denúncia, por meio da ouvidoria municipal da saúde, pelos canais de atendimento ou presencialmente.

Mariluz, 26 de outubro de 2021.

Prefeitura Municipal de Mariluz e Secretaria de Saúde do Município.