Cooperativa de catadores gera renda e estimula sustentabilidade com reciclagem

Publicado em: 25/05/2021 10:47 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Associação dos Recicladores de Mariluz – AREMA é fundamental para o município, visto que além de contribuir para a preservação do meio ambiente e suavizar a pressão sobre o aterro Sanitário Municipal, ela gera empregos e renda para 9 colaboradores com a venda de materiais reciclados.

As coletas são diárias e de forma escalonada, de segunda a sexta-feira. São recolhidos aproximadamente 12 toneladas de materiais de reciclagem mensais, como: papelão, pet, vidro e papel, que após passar por separação e alguns pela prensa, são vendidos e o lucro das vendas é dividido pelos cooperados.

O barracão, localizado no parque industrial, foi criado em dezembro de 2016 para comportar a cooperativa que conta com uma balança, prensa e esteira de triagem, recebidos pelo programa do IAT (Instituto Agua e Terra), e ainda de um caminhão disponibilizado pelo município para as coletas dos materiais.

Ademais, em parceria com a Divisão de Meio-Ambiente de Mariluz, disponibilizam para a população através de cadastro, sacos bag para a separação correta dos materiais reciclados, facilitando a coleta da cooperativa.

Para os moradores de Mariluz, o pedido dos cooperados é muito simples: “As pessoas podem contribuir para a proteção do meio-ambiente de diferentes maneiras, uma das quais é a coleta seletiva.  Recebemos materiais com restos de comida, fraldas sujas, animais mortos, seringas com agulhas e máscaras descartáveis. Estes não são recicláveis. A separação deve ser feita corretamente e o resíduo deve estar livre de contaminação e sujeira”.  Ressalta Lucélia Maria Galbeiro, Presidente dos cooperados.

A Prefeitura Municipal de Mariluz tem ajudado a cooperativa, cedendo o espaço e disponibilizando água, energia elétrica e óleo diesel, bem como, contribuir com ações para preservar o meio ambiente.