Seguindo o cronograma de vacinação do estado, no último sábado (12), aconteceu na Unidade de Saúde Claudinei Solcia o Dia D de vacinação contra a influenza.
O objetivo dessa ação foi aumentar a cobertura vacinal e fortalecer a imunidade da população, oferecendo vacinas contra a Covid-19, a influenza e também as vacinas de rotina.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas vacinas contra a Influenza e também aquelas do calendário básico de vacinação para crianças que estavam com doses em atraso.
Foram realizadas vacinas específicas para diferentes faixas etárias contra a gripe: crianças de 6 meses até menores de 6 anos, gestantes, pessoas acima de 60 anos e outros grupos que precisam ser vacinados.
No total, 178 pessoas foram atendidas, e aplicadas 207 vacinas, que incluem:
- Vacina contra a COVID-19: 31 doses.
- Vacina contra a influenza: 173 doses.
- Vacina pólio injetável: 2 doses.
- Vacina contra varicela: 1 dose.
Os dados apresentados mostram uma boa adesão da população mariluzense à campanha realizada no final de semana.
A campanha de prevenção continua e, no dia 10/05, haverá o Dia “D” Nacional de Vacinação Contra Influenza.
Todas as crianças vacinadas receberam ingressos para brincar nos brinquedos infláveis e passear de trenzinho pelas ruas de nossa cidade. Além disso, os baixinhos aproveitaram o momento para tirar fotos com os personagens: “Mascara”, “Chaves”, “Chiquinha” e família “Gotinha”.
“Peço sempre que os pais ou responsáveis de crianças fiquem atentos às datas de vacinação, pois são muito importantes para a saúde de nossas crianças. O mesmo recado transmito aos nossos idosos e pessoas com comorbidade. Vacinar é um ato de amor, vacinas salvam vidas. Agradeço à população que compareceu para se vacinar e tornou o Dia D de Vacinação um sucesso em nossa cidade.”, ressaltou a responsável pela Epidemiologia e Imunização de nosso município, Enfermeira Camila Rodrigues.