Mariluz adere o Projeto Aspirante Geoparque Caiuá de Cruzeiro do Oeste

Publicado em: 29/08/2023 14:40

Mariluz adere o Projeto Aspirante Geoparque Caiuá de Cruzeiro do Oeste

Foto: Lucas Frazão

Representando o Prefeito Paulinho Alves, o Chefe de Gabinete Fernando Xavier acompanhado da Secretária de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo Fabíola Campos e o Chefe da Divisão de Meio Ambiente Fabio Soares Clemente, participaram do lançamento do Projeto Aspirante Geoparque Caiuá em Cruzeiro do Oeste na última sexta-feira (25).

O Projeto idealizado pelo município de Cruzeiro do Oeste através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciências e Tecnologias tem como objetivo fomentar o turismo sustentável e preservação do patrimônio geológico. Cruzeiro do Oeste lidera o projeto junto com os municípios de Mariluz (com Salto Paiquerê), Tuneiras do Oeste, Alto Piquiri e Formosa do Oeste  (Respectivamente com suas belezas naturais).

O que é um Geoparque: é uma área geográfica que possui um patrimônio geológico de relevância científica, educativa, cultural e turística. Essa região engloba geossítios e paisagens naturais excepcionais, e seu objetivo principal é promover a proteção e o uso sustentável desses recursos únicos. Para Cruzeiro do Oeste, a criação do Geoparque Caiuá traz uma série de benefícios significativos, como, o desenvolvimento turístico sustentável, a preservação do patrimônio e o engajamento da comunidade.

Durante o lançamento do projeto, os prefeitos presentes expressaram seu compromisso com o desenvolvimento regional sustentável e a proteção do patrimônio geológico da região. Eles destacaram a importância da cooperação entre municípios vizinhos para alcançar esse objetivo comum.

Com o lançamento do Projeto Geoparque Caiuá, Cruzeiro do Oeste e as demais cidades abraçam o futuro com a visão de um desenvolvimento sustentável, preservando seu patrimônio natural e cultural e promovendo uma comunidade engajada e consciente. Este é um passo audacioso em direção a um futuro mais brilhante para as cidades e toda a região circundante. O Geoparque Caiuá está destinado a se tornar um dos principais destinos turísticos do Brasil e um exemplo de conservação ambiental e cultural para todo o mundo.

Colaboração: PMCO