Projeto Água Limpa

Publicado em: 22/08/2023 10:37 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo realizou através da Divisão de Meio Ambiente em parceria com IDR-Paraná e curso Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) ações de proteção de nascentes em Mariluz.

Os trabalhos consistem em preservar e garantir que as nascentes não sequem, mesmo em períodos secos, além da proteção que evita a contaminação e garante água de qualidade nas regiões. No município estão sendo realizados projetos para proteção de nascentes do Projeto Água Limpa em 04 nascentes que se localiza na Comunidade do Cateto, Assentamento Nossa Senhora Aparecida, duas destas já finalizadas.

Rogério Fernando Barbosa, Técnico em Meio Ambiente do IDR-Paraná, um dos responsáveis pelo Projeto Água Limpa na região, destaca que essas ações são muito importantes para o meio ambiente.

“Para a proteção das nascentes é usada uma técnica à base de solo cimento, bastante difundida no meio rural. A fonte passa por uma limpeza geral para retirar possíveis impurezas. Em seguida, a área da nascente recebe pedras irregulares (pedra ferro, sem fundo amarelo), funcionando como um filtro físico da água. Na sequência, faz-se a colocação de canos e por fim, a fonte é lacrada com uma mistura de solo com cimento”, disse.

“Com essas duas nascentes preservadas adequadamente já chegamos a 03 no total e duas em preparação para proteção, trabalhamos a favor do meio ambiente e para sua preservação. Agradecemos a parceria do IDR-Paraná que tem nos ajudado muito com parcerias e suporte técnico, além dos cursos do JAA e Técnico em Agronegócio do CE José Alfredo de Almeida”, frisou, Fábio Soares Clemente Diretor de Meio Ambiente.