A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental alerta toda população para que realize a limpeza dos seus quintais, para que evite proliferação do mosquito da dengue.
Mariluz apresentou no terceiro LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti ) e IIP (Índice de Infestação Predial) fator alto de 5,9%, um dos mais alto já registrado no município, isso significa que a cidade está com alta acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) que é abaixo de 1%, com tudo, viemos alertar a população que tomem conhecimento da importância de fazer semanalmente a eliminação e higienização dos possíveis criadouros do mosquito que transmite as doenças como: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. (Aedes aegypti) tais como:
- Fechar os tonéis e caixa d’água
- Manter as calhas sempre limpas
- Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo
- Manter lixeiras bem tampadas
- Deixar ralos limpos e com aplicação de tela
- Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia
- Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais
- Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e geladeiras.
O LIRAa - É uma atividade desenvolvida pelos os Agentes de Endemias. Este trabalho permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como os criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue.
Combater o mosquito da dengue é dever de todos.
Atenção, população de Mariluz!
Informamos que o número (44) 3534-8000 está apresentando instabilidades técnicas. Enquanto a situação não for normalizada, disponibilizamos números alternativos temporários para contato direto com os departamentos municipais afetados.
Os atendimentos estão sendo realizados por WhatsApp ou ligação telefônica, conforme abaixo:
Geral e Ouvidorias: (44) 3534-8024
Licitações e Contabilidade: (44) 99105-6645
Tributação e RH: (44) 3534-8008 e (44) 99105-6351
Meio Ambiente e INCRA: (44) 3534-8029
Previluz: (44) 3534-8017
Imprensa: (44) 3534-8028
Estamos trabalhando para restabelecer o serviço o mais rápido possível. Agradecemos pela compreensão e colaboração de todos.