Você sabe oque é o Abril Verde?

 

Publicado em: 04/04/2022 13:48 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

Abril Verde: trabalhar, sim. Adoecer, não.

Abril Verde é uma campanha de conscientização de Saúde e Segurança do Trabalho. A campanha busca reforçar os cuidados permanentes relacionados à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, o movimento é caracterizado no calendário nacional com o laço da cor verde, que corresponde à Segurança no Trabalho, a finalidade desta data é proporcionar um tempo para que pensemos no bem-estar e em melhores condições laborais para os trabalhadores.

O movimento surgiu após a Organização Internacional do Trabalho estabelecer, em 28 de abril de 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, devido a um acidente grave que aconteceu em Virgínia, Estados Unidos, em 1969, provocando a morte de 78 funcionários, com isso, o Brasil começou a utilizar, em 2005, o mesmo dia para sinalizar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais, por meio da Lei nº 11.121/2005. Além disso, há o dia 7 de abril, que representa o Dia Mundial da Saúde.

O Brasil é 2º país do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho, de 2002 a 2020, o País registrou taxa de 06 óbitos a cada 100 mil empregos formais, aponta relatório do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho.

Em oito anos, foram registrados no Brasil 5,6 milhões de doenças e acidentes de trabalho, que geraram um gasto previdenciário que ultrapassa R$ 100 bilhões, o estado do Paraná registrou 3.322 acidentes de trabalho, no ano de 2020.

Apenas no ano de 2020, por conta da pandemia do Covid-19, do total de auxílios-doença por transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade, chegou a 289 mil, aumento de 30% em relação a 2019, quando foram registrados 224 mil.

Essas informações demonstram a carência de medidas de proteção coletiva em muitos estabelecimentos e a ineficácia das atuais políticas de prevenção, dessa forma, é dever dos empresários e gestores conscientizar a equipe e engajá-la em relação aos objetivos do Abril Verde.

Ações estratégicas podem ser adotadas por qualquer companhia, independentemente do seu porte ou orçamento, já que existem diversas alternativas, por exemplo:

• Palestras;

• Debates;

• Seminários;

• Campanhas publicitárias;

• Mobilizações sociais;

• Treinamento dos funcionários sobre prevenção de acidentes e doenças.

Por esse motivo, o mês de abril é ideal para refletirmos a respeito dos cuidados com o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de todos os trabalhadores.