Seminário Técnico da Pecuária de Leite

Publicado em: 24/03/2023 10:56 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Recentemente a Prefeitura Municipal de Mariluz, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o IDR-PR (Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná) realizaram uma excursão até o Parque de Exposições de Umuarama, onde alunos do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida e produtores da agricultura familiar participaram de um Seminário Técnico da Pecuária de Leite.

O evento foi realizado nas dependências do Anfiteatro Admar Uliana Filho, e contou com a presença de vários produtores de leite e queijo da nossa região.

No Seminário Foram realizadas palestras com diversos temas como: A Rota do Queijo Paranaense, que foi ministrada pela palestrante Terezinha Busanello Freire do IDR-PR; Dietas para Vacas de Leite, ministrada pelo palestrante Juliandro Ostapechen; Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose “PECEBT” ministrada por André de Sá Ribeiro Fiscal da SEAB, e por último foi realizada a palestra sobre a importância da Colostragem, ministrada pelo palestrante Angelo Roberti Neto, da Alfa Genética.

Segundo os participantes o seminário foi muito proveitoso, pois tiveram acesso a informações sobre técnicas e novas tecnologias que estão sendo aplicadas no setor da pecuária de leite.

“A pecuária de leite está se consolidando em nossa região, em um ramo forte na agricultura familiar, por isso, temos que cada vez mais incentivar os nossos pequenos agricultores, tanto com políticas públicas, quanto com informações. O seminário foi de grande aprendizagem para todas as pessoas que estiveram presentes, para que assim possam aumentar suas produções com técnicas e tecnologias inovadoras”, disse Fábio Soares Clemente, Chefe da Divisão Municipal de Meio Ambiente.