Vamos acabar com o mosquito transmissor da Dengue em nosso município

 

Publicado em: 15/03/2022 13:20 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Ambiental solicita a colaboração de toda população para que realizem a limpeza de seus terrenos, para que evitem a proliferação do mosquito da dengue.

Segundo a Vigilância Ambiental nas últimas semanas houve um aumento significativo nos dados apresentados pelo Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) e o Índice de Infestação Predial (IIP) exibi Mariluz com alto índice de 2,7%, isso significa que a cidade está acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) que é abaixo de 1%.

“Mariluz está com muitos casos de dengue e focos de proliferações, não tivemos chuvas nesses períodos do levantamento, o que indica que a limpeza das quintais e terrenos não estão sendo feita corriqueiramente pelos moradores. A dengue pode ocasionar em sintomas graves e pode levar a óbito”, disse Elias Carlos, Coordenador de Endemias.

Cuidados para combater a proliferação do mosquito da Dengue: Tapar os tonéis e a caixa d’água, manter as calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, manter lixeiras bem tampadas, deixar ralos limpos e com aplicação de tela, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água para animais e retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e geladeiras.