A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Josiane Justo, participou de uma importante visita aos laticínios da região, em conjunto com o Sindicato Rural de Mariluz. O objetivo principal foi realizar reuniões com as principais empresas que atendem a cidade, reforçando a conexão com o setor e explorando iniciativas em prol dos produtores locais.
Na visita estavam o presidente da Câmara de Vereadores, Cleiton Augusto, que também é produtor da área, o presidente do Sindicato Rural de Mariluz, Mar Sakashita, e o produtor Eduardo Lucacin, presidente do Conseleite Paraná. Durante as reuniões, foram discutidos temas relevantes, como a melhoria da produção leiteira e o lançamento de um novo projeto de assistência técnica e gerencial do leite, voltado para otimizar a qualidade e ampliar a produção por meio de técnicas inovadoras de produtores selecionados e que tenham interesse.
Além disso, foi debatida a possibilidade de oferecer um diferencial de preços para os produtores participantes do projeto, que está previsto para iniciar em abril. O presidente do Sindicato Rural de Mariluz Mar Sakashita destacou: “Esse projeto é um marco importante para os produtores de Mariluz, pois, através das parcerias com o Sindicato Rural e o Sistema FAEP, estamos trazendo ferramentas e suporte técnico para impulsionar a produção e agregar valor ao trabalho dos nossos agricultores”, pontuou.
A reunião também ressaltou a consolidação do setor leiteiro no Paraná, com destaque para a região de Mariluz. Atualmente, o estado é responsável por cerca de 14% da produção nacional de leite, reafirmando seu papel estratégico no agronegócio brasileiro. Essa posição de destaque se reflete diretamente na economia local, fortalecendo os produtores e gerando novas oportunidades.
Essa ação reforça o compromisso da administração municipal com o fortalecimento do setor rural, investindo em parcerias e iniciativas que proporcionam avanços significativos para os produtores e a comunidade de Mariluz. Atualmente, a gestão, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Obras, Serviços e Viação, trabalha ativamente na melhoria das estradas rurais, incluindo o cascalhamento de trechos e carreadores que dão acesso às propriedades leiteiras, garantindo melhores condições para o escoamento da produção.