Na terça (29), o Dia Nacional de Combate ao Fumo em Mariluz, foi celebrado com uma palestra sobre os perigos e os danos que os cigarros eletrônicos causam à saúde dos usuários.
A ação foi realizada nas dependências do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida e foi coordenada pelas vigilâncias Sanitária e Epidemiológica de nosso município.
A palestra foi ministrada aos alunos da instituição de ensino pelo Dr. Venino Moura da Silva Neto, médico da Estratégia em Saúde da Família. Ele transmitiu orientações e dados sobre os danos à saúde que os aparelhos de fumar eletrônicos causam nos jovens e nas pessoas que os fumam.
Quais são as consequências que os cigarros eletrônicos podem causar? São diversos os tipos de câncer, como o pulmão, esôfago, estômago e bexiga, doenças pulmonares, como o enfisema e doenças cardiovasculares.
Segundo a Chefe da Divisão Municipal de Vigilância Sanitária, Nancy Mendes Kato, é importante salientar que a venda, importação e a propaganda, até mesmo pela internet, de quaisquer tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e o uso dos mesmos em ambientes fechados e coletivo é proibido, pois se trata de produto fumígeno. E esses dispositivos também entram de forma ilegal em nosso país por meio de contrabando.
AVISO IMPORTANTE – EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NFS-e)
A Prefeitura Municipal de Mariluz informa aos contribuintes, especialmente prestadores de serviços, que
o Município passará a utilizar os Emissores Públicos Nacionais para emissão das Notas Fiscais de Prestação de Serviço, sendo que a data de início da obrigatoriedade está fixada para 05 de janeiro de 2026.
Dessa forma, orienta-se que os contribuintes realizem, com antecedência, os procedimentos necessários para adequação ao novo sistema, a fim de evitar transtornos, impedimentos ou penalidades futuras.
Mais informações, orientações técnicas e eventuais atualizações poderão ser acompanhadas pelos canais oficiais do Município.