Projeto Água Limpa realizou a recuperação de uma nascente em propriedade rural de nosso município

 

Publicado em: 13/06/2023 15:22 | Fonte/Agência: assessoria de imprensa

Whatsapp

 

Finalizando as ações da Semana Nacional do Meio Ambiente, no dia (06/06) foi realizada uma ação de educação ambiental em nossa cidade com a recuperação de uma nascente na Chácara Boa Esperança. No local também foi realizado o plantio de 100 mudas de árvores nativas.

A ação fez parte do Projeto Água Limpa e contou com a parceria da M. A Maquinas de Goioerê, IDR-Paraná, Instituto Água e Terra (IAT) através da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (DISAR), Colégio Estadual José Alfredo de Almeida e alunos curso Técnico de Agronegócio.

Estiveram presentes no local o Chefe de Gabinete Fernando Xavier, a Secretária de Assistência Social Lena Marinho, a Secretaria de Agricultura Fabíola Cordeiro de Campos Silva, o Chefe da Divisão de Meio Ambiente Fábio Soares Clemente, o Técnico em Meio Ambiente Rogério Fernando Barbosa, o Extensionista Rural Dr. Ricardo Augusto da Silva, professores e cerca de 60 alunos.

E o Projeto Água Limpa, num futuro próximo, planeja realizar à recuperação de 20 nascentes em propriedades rurais de nosso município.

Se o produtor se interessar pelo projeto e tiver na propriedade alguma nascente que deseja recuperar ou proteger, pode contatar a Divisão Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (44) 3534 – 8020.

O que podemos fazer para proteger as nascentes de água?

Construção de cercas, fechando a área da nascente, num raio de 30 a 50 metros a partir do olho d'água. Evitar a entrada dos animais e por conseguinte o pisoteio e compactação do solo. Manutenção do asseio, ou seja, a limpeza em volta da cerca para evitar que o fogo, em caso de incêndio, atinja a área de nascente.