Alunos do curso Técnico em Agronegócio do CEJAA, realizaram o evento "Café com Agro"

Publicado em: 24/02/2023 16:15 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Na quinta-feira (23), os alunos do curso Técnico em Agronegócio, do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida, realizaram nas dependências do auditório do Colégio o "Café com Agro", evento que marcou a abertura do curso em 2023. Atualmente, o curso atende a 68 alunos e visa proporcionar a eles uma perspectiva de totalidade, onde os conteúdos das disciplinas são contextualizados, tendo em vista a integração entre conhecimento e cultura no mundo do trabalho.

Estiveram presentes no evento a Coordenadora do curso e professora Renata Bazanela Lins de Oliveira, a Instrutora do Programa Jovem Agricultor Aprendiz Linda Noara Pionkoski Grillo, o Diretor do Colégio Williams Pineli, a Chefe do Núcleo Regional de Educação de Goioerê Tânia Henrique Faria, a Técnica de Educação Profissional (NRE) de Goioerê Maria Bastos, a Assessora Pedagógica Cida Murro, o Engenheiro Agrônomo do IDR-PR Antônio de Pádua Andrade Salvado, o Chefe de Gabinete Fernando Xavier, o Chefe da Divisão de Meio Ambiente Fábio Soares Clemente, o Presidente do Sindicato Rural de Mariluz e 2º Secretário da FAEP-PR Mar Sakashita, representantes das Associações Rurais APROLUZ e Raízes da Terra, o Presidente da Cooperativa COOPERAGRA Carlos Alberto, o Representante das Cooperativas Sicredi Marco Antônio Peledrinelli, produtores rurais, professores e pedagogos.

Antônio de Pádua ministrou uma palestra ao público presente, na qual abordou temas como a importância da inserção dos alunos do curso de Agronegócio no mercado de trabalho, a formação, o estudo e o conhecimento na área.

Ao término da palestra, os presentes participaram de um evento de degustação de pratos preparados pelos alunos do Curso Técnico de Agronegócio, feitos com ingredientes orgânicos, que poderão ser explorados economicamente pelo agronegócio local. Dentre os ingredientes havia abóbora, broto de bambu, mandioca, cana de açúcar, produtos derivados do milho, da carne e do leite. Os pratos servidos foram salgados, tortas, doces e bolos.

Segundo as pessoas que participaram da degustação, os pratos estavam muito saborosos e bem apresentados, dificultando a escolha de apenas um. O prato vencedor foi a esfiha aberta recheada com queijo, calabresa e algumas especiarias, preparada pelos alunos Joaquim Félix, Pedro Henrique da Silva Honório, Pedro Henrique Bazzanella e Guilherme Hideki Moriya.

A Chefe do Núcleo Regional de Educação parabenizou o evento, destacando a importância do curso do Agronegócio para o Município, ressaltando que o Agronegócio do NRE/Goioerê é reconhecido pela excelência dos nossos profissionais como Professores, Coordenação de Curso, Pedagogos, Agentes Educacionais I e II, alunos comunidade e as parcerias, que unem forças e desenvolvem o trabalho de forma integrativa e objetivando a formação integral dos alunos.