Município de Mariluz está realizando a retirada de plantas hemiparasitas em árvores de Ipês roxo e amarelo

Publicado em: 02/09/2022 08:17 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Mariluz, através da Divisão Municipal de Meio Ambiente, contratou uma empresa de jardinagem que está realizando a retirada de plantas arbustivas hemiparasitas em nosso município, conforme as diretrizes do IAT (Instituto Água e Terra) e legislações aplicáveis. Elas danificam e, por conseguinte, prejudicam a produção das flores de Ipês.

A planta hemiparasita é da família Loranthaceae, pertencentes a ordem das Santalales, denominada “erva de passarinho”, e está se reproduzindo com muita intensidade em galhos e troncos das árvores nativas da espécie Handroanthus impetiginosus, popular Ipê roxo. Dessa forma, com o decorrer dos anos, a árvore acaba perdendo sua floração por conta da grande quantidade de parasitas.

“Pensando em preservar as nossas belas árvores da espécie Ipê roxo e amarelo, foi contratada uma empresa que iniciou a eliminação dessas parasitas. Em nosso município será realizada a limpeza em 170 unidades que estão espalhadas em ruas e avenidas do perímetro urbano”, disse Fábio Soares Clemente, Chefe da Divisão Municipal de Meio Ambiente.