vigilância Ambiental e Sanitária de Mariluz alerta a população para os cuidados com animais peçonhentos

 

Publicado em: 07/02/2022 13:38 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

A vigilância Ambiental e Sanitária de Mariluz alerta a população para os cuidados com animais peçonhentos como o escorpião, cuidados de limpeza dos terrenos devem ser feitos periodicamente.

Na última semana a Vigilância Ambiental e Sanitária fizeram campanha de alerta para a população, em casos distintos, foram encontrados cerca de 224 escorpiões que estavam embaixo de madeiras, em um dos casos uma pessoa foi picada pelo animal, nessa ocorrência a pessoa não teve gravidade.

“Fizemos orientações nessas residências que tinham uma quantidade grande de escorpiões da espécie amarela (Tityus Serrulatus) considerado o mais perigoso dentre as espécies, cuidados devem ser tomados e redobrados. Caso uma pessoa tenha acidente com esses escorpiões deve lavar o local da picada com água e sabão e procurar uma Unidade de Pronto Atendimento”, disse Elias Carlos, Coordenador da Vigilância Ambiental.

Cuidados como: não acumular lixos e manter o mesmo fechado, usar botas e luvas para remover madeiras, telhas e lajotas, evitar plantas com muitas folhagens, elimine insetos, principalmente as baratas que são os alimentos preferidos dos escorpiões, sempre examinar roupas e calçados antes de vestir, verificar antes de dormir lençóis e embaixo da cama.

Animais como sapos, corujas e pássaros se alimentam de escorpiões e ajudam no combate dos mesmos.

Principais sintomas: febre, arrepios, salivação, vômitos e diarreia, dificuldade em respirar e pode causar insuficiência cardíaca.

No Brasil destacam-se duas espécies de maior importância médica: o escorpião amarelo e o escorpião preto ou marrom.

Com hábitos noturnos mantendo-se escondidos durante o dia em troncos, galhos, buracos e rochas. O escorpião amarelo é a espécie mais perigosa e os escorpiões de coloração marrom ou preta causam acidentes de menor gravidade.


Imagens