Alerta da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental

Publicado em: 17/01/2022 16:02 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Ambiental solicita a colaboração de toda população para que realizem a limpeza de seus terrenos, para que evitem a proliferação do mosquito da dengue.

O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) e o Índice de Infestação Predial (IIP) medido entre 10 e 14 deste mês mostra Mariluz com alto índice de 2,2%, isso significa que a cidade está acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) que é abaixo de 1%.

A Vigilância Ambiental de Mariluz alerta a população que tome conhecimento da importância de fazer semanalmente a higienização dos possíveis criadouros do mosquito que transmite doenças como: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Cuidados para combater a proliferação do mosquito da Dengue: Tapar os tonéis e a caixa d’água, manter as calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, manter lixeiras bem tampadas, deixar ralos limpos e com aplicação de tela, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água para animais e retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e geladeiras.

O LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Aedes aegypti), é uma atividade desenvolvida pelos os Agentes de Endemias. Este trabalho permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como os criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue.