A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Ambiental solicita a colaboração de toda população para que realizem a limpeza de seus terrenos, para que evitem a proliferação do mosquito da dengue.
O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) e o Índice de Infestação Predial (IIP) medido entre 10 e 14 deste mês mostra Mariluz com alto índice de 2,2%, isso significa que a cidade está acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) que é abaixo de 1%.
A Vigilância Ambiental de Mariluz alerta a população que tome conhecimento da importância de fazer semanalmente a higienização dos possíveis criadouros do mosquito que transmite doenças como: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
Cuidados para combater a proliferação do mosquito da Dengue: Tapar os tonéis e a caixa d’água, manter as calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, manter lixeiras bem tampadas, deixar ralos limpos e com aplicação de tela, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água para animais e retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e geladeiras.
O LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Aedes aegypti), é uma atividade desenvolvida pelos os Agentes de Endemias. Este trabalho permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como os criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue.
AVISO IMPORTANTE – EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NFS-e)
A Prefeitura Municipal de Mariluz informa aos contribuintes, especialmente prestadores de serviços, que
o Município passará a utilizar os Emissores Públicos Nacionais para emissão das Notas Fiscais de Prestação de Serviço, sendo que a data de início da obrigatoriedade está fixada para 05 de janeiro de 2026.
Dessa forma, orienta-se que os contribuintes realizem, com antecedência, os procedimentos necessários para adequação ao novo sistema, a fim de evitar transtornos, impedimentos ou penalidades futuras.
Mais informações, orientações técnicas e eventuais atualizações poderão ser acompanhadas pelos canais oficiais do Município.