A Prefeitura de Mariluz nas próximas semanas irá substituir as lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas modernas de diodo emissor de luz (LED), aumentando assim a eficiência luminosa e economizando o consumo de energia e manutenção. Em momento as ruas que serão atendidas são as ruas Presidente Floriano Peixoto, Presidente Epitácio Pessoa, ambas em toda sua extensão e suas perpendiculares.
Ao todo serão substituídas 298 lâmpadas antigas (aquelas amarelinhas) por iluminação de LED com potência máxima de 75 Watts. Estudo de 2012 realizado pela Philips e pelo Climate Group em 12 cidades ao redor do mundo mostrou que o uso de LEDs na iluminação pública pode economizar até 85% de energia, além de uma média de 40% dos custos públicos das prefeituras. A Cidade já conta com eliminação de LED em sua avenida principal em toda sua extensão.
A empresa Atlas Engenharia de Umuarama, ganhadora da licitação é a responsável pela instalação da nova iluminação que começa nas próximas semanas, o investimento é de R$ 315.001,16 oriundo de recursos da Contribuição Para Custeio do Serviço de Iluminação Pública Municipal – COSIP.
Segundo o Assessor de Planejamento Fernando Xavier, este projeto ajudará a economizar energia elétrica e custos de manutenção, além de proporcionar bem-estar e segurança às pessoas. “Nossas ruas serão totalmente iluminadas por lâmpadas LED, temos a meta de transformar 100% da cidade com este tipo de iluminação antes do final do mandato do prefeito Paulinho Alves", disse ele.
GOVERNO MUNICIPAL JUNTOS POR UMA MARILUZ MELHOR!
AVISO IMPORTANTE – EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NFS-e)
A Prefeitura Municipal de Mariluz informa aos contribuintes, especialmente prestadores de serviços, que
o Município passará a utilizar os Emissores Públicos Nacionais para emissão das Notas Fiscais de Prestação de Serviço, sendo que a data de início da obrigatoriedade está fixada para 05 de janeiro de 2026.
Dessa forma, orienta-se que os contribuintes realizem, com antecedência, os procedimentos necessários para adequação ao novo sistema, a fim de evitar transtornos, impedimentos ou penalidades futuras.
Mais informações, orientações técnicas e eventuais atualizações poderão ser acompanhadas pelos canais oficiais do Município.