Por meio de ações em alusão ao mês de referência ao combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social esteve com equipes do CREAS, CRAS, e Conselho Tutelar na manhã da última quarta-feira 19, em frente ao paço municipal.
A ação tinha o propósito de enfatizar a população Mariluzense a importância de denunciar casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.
Este mês de maio, também cunhado de “maio laranja”, busca, por meio de ações, conscientizar a sociedade sobre a importância de denunciar crimes contra crianças e adolescentes, que podem ser realizadas por meio do canal “Disque 100”. O serviço é gratuito e disponibilizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, as denúncias são anônimas e o telefone atende 24h por dia.
Valdirene Bossoni, conselheira tutelar, destaca que é de suma importância denunciar crimes contra crianças e adolescentes que se sentem ameaçados e que sofram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.
“Nós conselheiros tutelares para realizarmos nosso trabalho precisamos da sua ajuda, precisamos que você não silencie e sim denuncie, temos o dever de proteger nossas crianças e adolescentes e também a sua identidade. Diante da pandemia nossas crianças permanecem por mais tempo no seio familiar onde por muitas vezes lá são às vítimas”. Salienta Valdirene.
“Estamos vivendo um momento de pandemia e muitas crianças e adolescentes estão sendo vítima de violência, nesse exato momento, uma criança pode estar sendo vítima de abuso. Podemos ajudar nessa causa denunciando pelo ‘disque 100’ ou pelo telefone do conselho tutelar (44) 3534-1499, de forma anônima”. Disse Lena Marinho, Secretária de Assistência Social.
AVISO IMPORTANTE – EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NFS-e)
A Prefeitura Municipal de Mariluz informa aos contribuintes, especialmente prestadores de serviços, que
o Município passará a utilizar os Emissores Públicos Nacionais para emissão das Notas Fiscais de Prestação de Serviço, sendo que a data de início da obrigatoriedade está fixada para 05 de janeiro de 2026.
Dessa forma, orienta-se que os contribuintes realizem, com antecedência, os procedimentos necessários para adequação ao novo sistema, a fim de evitar transtornos, impedimentos ou penalidades futuras.
Mais informações, orientações técnicas e eventuais atualizações poderão ser acompanhadas pelos canais oficiais do Município.