Mariluz, apresentou no seu primeiro LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti) o IIP (Índice de Infestação Predial) alta de 3,7%, isso significa que a cidade está acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) que é abaixo de 1%, com tudo viemos alertar a população que tomem conhecimento da importância de fazer semanalmente a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito que transmite as doenças como dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. (Aedes aegypti). É necessário promover, exaustivamente, a Educação em Saúde até que a comunidade adquira conhecimentos e consciência do problema para que possa participar efetivamente. O trabalho desenvolvido pelos os Agentes de Endemias do município é o LIRAa - É uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Saúde desde 2002, sendo realizada pelos Municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti. Ele permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como os criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue.
Faça sua parte, vamos deixar nossa cidade limpa!
AVISO IMPORTANTE – EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NFS-e)
A Prefeitura Municipal de Mariluz informa aos contribuintes, especialmente prestadores de serviços, que
o Município passará a utilizar os Emissores Públicos Nacionais para emissão das Notas Fiscais de Prestação de Serviço, sendo que a data de início da obrigatoriedade está fixada para 05 de janeiro de 2026.
Dessa forma, orienta-se que os contribuintes realizem, com antecedência, os procedimentos necessários para adequação ao novo sistema, a fim de evitar transtornos, impedimentos ou penalidades futuras.
Mais informações, orientações técnicas e eventuais atualizações poderão ser acompanhadas pelos canais oficiais do Município.