Encontro de Gestores Municipais da Cultura do Estado do Paraná

Publicado em: 28/02/2023 13:25 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Na segunda-feira (27), o Diretor Municipal de Cultura Edilson Xavier compareceu ao Grande Encontro para Gestores Municipais da Cultura do Estado do Paraná, realizado nas dependências do Centro de Ação Cultural (CAC), na cidade de Maringá.

No evento, foram abordados assuntos ligados a implantação do Sistema Municipal de Cultura nos municípios pelos Agentes Regionais de Cultura; a importância da organização nos municípios de modo a receber os recursos oriundos das Leis de Incentivo Paulo Gustavo e Adir Blanc e, também, discutiram sobre a consolidação da política cultural nos municípios e no estado de forma efetiva e eficaz.

De forma remota, a Secretária Estadual de Cultura Luciana Casagrande Pereira participou do encontro. Ela falou sobre a importância da capacitação dos gestores por meio de cursos ofertados ao longo do processo. Após o encontro, um coffee-break foi servido aos participantes.

Segundo Edilson Xavier, a implantação do Sistema Municipal de Cultura em nosso município será um avanço no setor cultural local, pois por meio dele, a nossa cidade estará estruturada e apta a receber recursos a nível estadual e federal e, dessa forma, poderão ser aplicados em nossa cidade, oportunizando para nossos artistas e criadores de cultura um sistema de políticas públicas na área da cultura assegurado por lei municipal.