Seg. à Sex. 07:00 às 17:00

Foi realizada palestra sobre a compostagem de resíduos de alimentos com alunos do Curso Técnico de Agronegócio

 

Publicado em: 26/05/2022 17:13 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

A Prefeitura de Mariluz através da Secretaria Municipal de Agricultura, Divisão de Meio Ambiente em parceria com o IDR- Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e o Colégio Estadual José Alfredo de Almeida, estão iniciando o desenvolvimento da ação de sustentabilidade com a pratica da compostagem de resíduos alimentícios.

A sustentabilidade e desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas, recomenda o desenvolvimento econômico, humano com conservação ambiental. A pratica compostagem é muito utilizada nas escolas, pois aproveita os resíduos oriundos de cascas de frutas, legumes e cascas de ovos, todos esses materiais são provenientes da própria cozinha do Colégio. E os mesmos serão utilizados no cultivo de hortaliças na horta da escola, e a ação será administrada pelos alunos e professores.

Na terça-feira (24/05), o Engenheiro Agrônomo do IDR- Paraná de Mariluz Antônio de Pádua Salvado, realizou uma palestra de orientação sobre como será realizada a compostagem de resíduos de alimentos e seus impactos positivos junto ao meio ambiente com alunos do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida.

Na ocasião os alunos realizaram o plantio de uma árvore da espécie Oiti, sobre as orientações dos Tec. Fábio Clemente Soares e do Engenheiro Agrônomo Mario Bazzanella Neto, em ato que celebrou o início da parceria entre o IDR- Paraná, Prefeitura de Mariluz, Secretária da Agricultura e Meio ambiente com o Colégio Estadual José Alfredo de Almeida.

Vale ressaltar, que foi a Professora Renata Bazzanella Lins de Oliveira, quem solicitou a realização da palestra e também foi a mesma quem trouxe a ideia da realização desse projeto para o colégio. E serão os alunos do curso Técnico em Agronegócio que irão administrar as ações.

O que é compostagem e como fazê-la em casa: A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em hortas, jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.