Doar sangue salva vidas!

Publicado em: 23/05/2022 15:33 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Mariluz, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira, 20, uma ação de doação de sangue – aberta para os profissionais do município e público em geral.

Na ação cinco colaboradores foram até o Hemonucleo de Umuarama para fazer a coleta de sangue, com o objetivo de ajudar a situação do estoque de sangue da unidade, que nos últimos dias por conta das temperaturas baixas e a procura por doação diminui. Sangue como A- e O- tem uma procura maior na unidade por conta da grande falta de doadores com esse tipo sanguíneo.

A doação de sangue pode ser realizada das 8h às 11h30 e das 13h30 às 15h30 de segunda a sexta-feira na Av. Manaus, 4444 - Zona Armazém, em Umuarama.

Moradores de Mariluz que queiram doar sangue devem procurar pela enfermeira da estratégia da família do setor para realizar agendamento.

Quem pode doar

Pessoas que:

Tenham entre 16 e 69 anos (menor de idade deve estar acompanhado do responsável legal);

• Pesem no mínimo 51 quilos;

Estejam em boas condições de saúde.

No dia da doação:

Apresente documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação;

Esteja descansado e alimentado (evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação).