Campanha de Atualização do Rebanho 2022

Publicado em: 27/04/2022 14:26 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Agricultura de Mariluz e ADAPAR, informam que a partir do de 1º de maio se iniciará a campanha de atualização do rebanho e o cadastro será realizado em etapa única, que vai até 30 de junho de 2022.

A atualização é fundamental para auxiliar a Vigilância Sanitária e garantir a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa.

O que é

É a campanha de atualização do cadastro de todos os animais de uma propriedade rural: bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, abelhas, galinhas e peixes. A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.

Quem pode atualizar

Produtor rural (proprietário de rebanhos).

Onde atualizar

Pela internet Os produtores podem fazer de forma direta por meio do link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho ou ir pessoalmente em uma das unidades locais da Adapar, sindicatos rurais ou escritório de atendimento de seu município (prefeituras). Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial, o telefone para contato é (41) 3200-5007.

Pela internet:

•No primeiro acesso, você deve fazer um cadastro. Basta informar o CPF e seguir o passo a passo para criar login e senha

•Após o cadastro, o acesso será feito com o login e a senha criados

•Selecione a propriedade que estiver com pendência de comprovação de rebanho, escolha a espécie e preencha com os dados pedidos

•Depois, clique em Comprovar

•Repita este procedimento para cada uma das espécies com pendência.

Prazo:

Quando feita pela internet, a atualização do rebanho é imediata. Para formulários entregues pessoalmente, o prazo é variável. A Guia de Trânsito Animal (GTA) somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade.

Maiores informações sobre a atualização cadastral do rebanho de nosso Município ligar na Secretaria Municipal de Agricultura. Telefone: 3534-8020.

PENALIDADES – A falta da atualização tem consequências para o produtor. Uma delas é o impedimento para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento imprescindível para qualquer movimentação entre propriedades ou para abate em frigoríficos. Além disso, a legislação prevê autuação e pagamento de multa.