22 de março Dia Mundial da Água

Publicado em: 22/03/2022 11:04 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Hoje, terça-feira, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída em 1993 pela Organização das Nações

Unidas (ONU), e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância desta fonte de vida essencial para o planeta. A ONU lançou em 2015 os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um dos objetivos o n° 6 é assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Diante da oferta de água, não se pode esquecer o aspecto de qualidade, já que várias doenças podem ser transmitidas por água contaminada e considerando a importância da mesma e seus impactos na saúde humana, a Vigilância Sanitária e Ambiental de Mariluz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza

periodicamente diversas ações inerentes ao Programa de Vigilância da Qualidade da Água (VIGIAGUA), com o objetivo de garantir uma água de qualidade para o consumo da população Mariluzense.

São realizadas diversas ações voltadas ao monitoramento da qualidade da água quanto aos parâmetros de potabilidade.

Mensalmente, a Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental, realiza coletas nos sistemas de abastecimentos alternativos (minas e poços) e no sistema autônomo de abastecimento municipal

(SAMAE), todas as coletas são enviadas para análise em laboratório credenciado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, após a análise, é realizado o monitoramento dos parâmetros de potabilidade, os quais indicam se a água coletada pode ser consumida sem comprometer a saúde de quem faz uso.

Para isso é monitorada a turbidez que pode ser um indicativo de

presença de sujidades, parâmetros microbiológicos tais como coliformes totais que indicam contaminação de forma geral e Escherichia coli que é um microrganismo indicador da presença de várias bactérias que podem causar doença na população.

Além disso, é monitorada a concentração de flúor mínima necessária para realizar a prevenção da ocorrência de cárie dental.

Desta forma, o programa VIGIÁGUA vem desempenhando importante função para garantir as análises laboratoriais de potabilidade e monitoramento, identificando onde intervir na rede,

sempre que necessário.

Ainda, a Vigilância Sanitária orienta quanto ao lançamento de esgoto doméstico em vias públicas e bueiros, haja vista que o destino final destes resíduos é o leito dos rios. Com o lançamento do esgoto ou efluente doméstico não tratado nos rios, há um

aumento da matéria orgânica na água, o que faz com que o equilíbrio local seja afetado, ocorrendo o aumento de determinados microrganismos e a dificuldade de desenvolvimento de outros.

O destino correto de esgoto doméstico, determinado por lei, são

as fossas sépticas e rede coletora de esgoto.

Governo do Município de Mariluz