Secretaria de Saúde realizou a 14ª Conferência Municipal de Saúde na última quarta-feira 22

Publicado em: 24/03/2023 11:03 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a etapa municipal da 14ª Conferência Municipal de Saúde ocorreu na última quarta-feira (22)

A Conferência de Saúde é um espaço democrático de discussão, construção e promoção de políticas públicas voltadas à defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao fortalecimento da rede pública de saúde.

O credenciamento aconteceu na quarta-feira (22/03) e contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, entre: munícipes, servidores da prefeitura, alunos do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida, professores e autoridades representantes de Mariluz.

O projeto cultural e artístico, Cultura e arte por toda parte - Copacol abrilhantou o evento com suas apresentações artísticas. O então Palestrante Umuaramense e Coordenador do CISAAMERIOS, Nilson Manduca; proferiu palestra sobre o tema: "Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a democracia - amanhã vai ser outro dia".

O objetivo da Conferência Municipal de Saúde é avaliar a situação de saúde da população, a estrutura da Rede de Serviços e Atenção à Saúde, os processos de trabalho do Ministério da Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde. Além de apontar problemas e propor soluções e aprovar diretrizes de políticas de saúde e eleger delegados para participar de conferência estadual de saúde.

“Esta reunião é promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde junto com nossos cidadãos. E esse espaço de diálogo governo-sociedade é muito importante para a construção de políticas públicas voltadas para um sistema Único de saúde (SUS). Ficamos satisfeitos com a participação da população na conferência, mostra que nossa sociedade está trabalhando junto com o poder público na melhoria da saúde de nossa cidade”. Secretária Municipal da saúde, Ângela Maria.

O evento foi trabalhado em eixos discutidos durante o encontro que foram os seguintes:

⠀Eixo I – Mariluz que temos. Mariluz que queremos.

⠀Eixo II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.

⠀Eixo III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.

⠀Eixo IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.