Alerta da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental

Publicado em: 12/05/2022 16:27 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental alerta toda população para que realize a limpeza dos seus quintais, para que evite proliferação do mosquito da dengue.

Mariluz apresentou no terceiro LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti ) e IIP (Índice de Infestação Predial) fator alto de 5,9%, um dos mais alto já registrado no município, isso significa que a cidade está com alta acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) que é abaixo de 1%, com tudo, viemos alertar a população que tomem conhecimento da importância de fazer semanalmente a eliminação e higienização dos possíveis criadouros do mosquito que transmite as doenças como: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. (Aedes aegypti) tais como:

- Fechar os tonéis e caixa d’água

- Manter as calhas sempre limpas

- Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo

- Manter lixeiras bem tampadas

- Deixar ralos limpos e com aplicação de tela

- Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia

- Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais

- Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e geladeiras.

O LIRAa - É uma atividade desenvolvida pelos os Agentes de Endemias. Este trabalho permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como os criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue.

Combater o mosquito da dengue é dever de todos.