Projeto Rio Vivo realizou a soltura de 25 mil peixes nativos no Rio Goioerê em Mariluz

Publicado em: 09/05/2022 11:20 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

No sábado (07/05), o Projeto Rio Vivo do Governo Estadual, realizou a soltura de peixes no Rio Goioerê, localidade Assentamento Nossa Senhora Aparecida município de Mariluz, na ocasião foram soltos 5 mil peixes da espécie Pacu e 20 mil peixes da espécie Piau. Ao todo foram soltos nas águas do Rio Goioerê 25 mil peixes no tamanho juvenil.

Antes da soltura dos peixes, os alunos e professores da Escola Municipal Manoel Ribas e do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida e autoridades presentes, realizaram uma ação de conservação ao meio-ambiente, com o plantio de 40 mudas de árvores nativas às margens do rio. O plantio das árvores fez parte do Projeto Paraná Mais Verde.

Participaram do evento o Secretário Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) Everton Luiz da Costa Souza, o Superintendente da Pesca e Bacias Hidrográficas do Paraná Francisco Martin, Deputado Estadual Marcio Nunes, Deputado Estadual Tião Medeiros, Prefeito Paulinho Alves a Vice-prefeita Cristina Alves, Secretários Municipais e autoridades regionais.

“Esse Projeto Rio Vivo, serve para desenvolver atividades de plantio de mudas de árvores nativas às margens dos rios e orientar a nossa população sobre o significado desse plantio e da soltura de peixes, um projeto tem muito mais eficácia do que apenas soltar os peixes na água. Além de garantir a proteção da fauna aquática, estamos assegurando que essa área seja preservada como um todo”. Ressaltou, o Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo Everton Luiz da Costa Souza.

O Projeto Rio Vivo, foi lançado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), em parceria com Instituto Água e Terra (IAT), e executado pela Superintendência de Pesca e Bacias Hidrográficas, visa a preservação da vida aquática nas 16 bacias hidrográficas do Estado, oferecendo melhores condições para seu desenvolvimento e, assim, garantindo água para todos.

2019: foram soltas 500 mil espécies de peixes, como pacu, piaparas, curimbatá, dourado e lambari.

2020: ações impactadas pela pandemia. Ocorreram apenas poucas solturas alusivas.

2021: com a Resolução Sedest/IAT nº 10/2021, de abril de 2021, alcançou a meta de 1,6 milhão de peixes nativos soltos.

2022: até o mês de maio, o projeto atingiu a meta de 2 milhões de peixes soltos. O objetivo é atingir a meta de 2,6 milhões de alevinos e juvenis soltos até o final do ano.