Use máscara a pandemia não acabou!

 

Publicado em: 14/01/2022 14:37 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

A Vigilância Sanitária solicita cuidados em relação ao covid-19 e orienta que a Lei Estadual nº 20189/20 que obriga o uso de mascaras ainda está em vigor, no Estado do Paraná, o uso de máscara por todas as pessoas que estiverem fora de sua residência, enquanto perdurar a pandemia do Coronavírus SARS-CoV-2.

Além disso, cabe aos estabelecimentos comerciais, exigir que todas as pessoas que neles estiverem presentes (público em geral) utilizem máscara durante todo o horário de funcionamento.

Conforme informe epidemiológico da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, o Paraná registrou no dia 12/01/2022, 12.690 novos casos de Covid19, com média móvel de 6.088 casos diários e 1.802,7% de acréscimo em relação a 14 dias atrás.

No município, segundo dados epidemiológicos, ao longo de todo o mês de dezembro foram confirmados 9 casos. Em janeiro até a última quinta-feira (13), foram registrados 19 casos confirmados, ou seja, confirmou-se em 13 dias mais que o dobro de casos confirmados no mês anterior.

Além disso, o Paraná declarou estado de Epidemia da gripe Influenza que possui a mesma forma de transmissão.

A medida foi necessária considerando a transmissão comunitária e a presença do vírus em 144 municípios do Estado.

Agora, 832 casos e 12 mortes foram confirmados.

A vacinação avançou, porém, as medidas para evitar o contagio devem prevalecer, tais medidas de prevenção como uso da máscara, higienização das mãos e distanciamento físico deve ocorrer sempre.

A transmissão costuma ocorrer no contato com infectados, por meio de secreções, como: gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro.

Toque ou aperto de mão e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos, também transmitem o vírus.