EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

DE 18 A 25 DE SETEMBRO DE 2019

Ao longo do mês de setembro, o município de Mariluz, através da participação de nossas crianças e adolescentes, se deslocou ao Município de Cruzeiro do Oeste, com parceria firmada entre Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Detran. Neste ano tivemos a adesão do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida que participou com a palestra “Jovem Consciente”, as Escolas Municipais Laudelino Rosa de Mello, Manoel Ribas e Augusta Gutierrez Lopes com a palestra “Contação de Histórias” e o Colégio Estadual Dom Bosco com a palestra “Eu, o Trânsito e a Sociedade”, todos esses eventos culminaram na vinda dos membros do Detran de Cruzeiro do Oeste para realizar a Blitz educativa em nosso Município, no último dia 30/09, tendo a participação de representantes da Prefeitura Municipal de Mariluz, Secretaria Municipal de Educação, alunos e direção da Escola Municipal Manoel Ribas, Policia Militar de Mariluz, Policia Militar de Cruzeiro do Oeste, Equipe do Detran de Cruzeiro do Oeste e a Equipe da Auto Escola Mariluz.

A 9ª Ciretran de Cruzeiro do Oeste diz : Quanto a blitz realizada em 30/09/19, às 14 horas na praça da Igreja Católica em Mariluz-Pr, com a participação das crianças/alunos com faixa etária entre 7 à 9 anos, ressalto que os motoristas quando abordados pelas crianças e estes vendo que estão em desacordo com as normas de trânsito, sentem-se envergonhados por serem conhecedores das Leis de Trânsito e mesmo assim continuam trafegando sem sentirem culpa, desconhecimento ou qualquer outro tipo de reação e acaba argumentando qualquer coisa, como que se as Leis de Trânsito são novidades.

Antes de sairmos na blitz de conscientização com as crianças, fizemos um trabalho de orientação com quatro temas. Um deles foi fiscalizar a falta do uso do cinto de segurança, crianças transportadas sem cadeirinhas, uso de celular, álcool e direção.

Sendo abordados por crianças, os motoristas, sentem-se chocados, alguns até envergonhados, não contestaram, corrigiram a falha e saíram agradecidos.

Cada mini agente de trânsito, distribui balões branco, passando a mensagem que no TRÂNSITO PRECISAMOS de PAZ.

A 9ª Ciretran de Cruzeiro ressalta “Somos cientes que motoristas que possuem suas CNH  há muitos anos, criam hábitos e dificilmente conseguiremos mudar. Percebemos que inserindo as crianças em palestras de trânsito, blitz etc, com certeza elas serão a partir daquele momento, minis

Agentes de trânsito, na casa deles, parando de brincar nas ruas, dando advertência ao pai, mãe, tio, ou seja, qualquer condutor que possa colocar em risco a vida daquela criança e acreditamos em motoristas melhores e cumpridores das Leis de Trânsito. ”

O prefeito Nilson Cardoso participou do evento e agradeceu a todos que estiveram participando, e disse como é importante a participação das crianças e alunos para a educação no trânsito.