Câmara Municipal de Vereadores e Secretaria de Saúde de nosso Município realizaram reunião com líderes religiosos

Publicado em: 13/05/2021 14:51 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Câmara de Vereadores de nossa cidade, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, realizaram ontem, quarta-feira (12/05), uma reunião com algumas das lideranças religiosas do município.

A pauta do encontro foi o aumento alarmante de casos de Covid-19 em nossa cidade, que está flertando com um colapso.

Em suas falas, todos os Vereadores e a Secretária de Saúde clamaram para que os líderes religiosos presentes auxiliem no combate a propagação do vírus em suas igrejas, como também, fora delas.

Disponibilizar álcool em gel 70% na entrada dos templos, máscaras descartáveis e em todos os momentos garantir que haja o distanciamento social, além de respeitar a quantidade máxima de fiéis dentro das Igrejas exigidas em decreto.

Além disso, e não menos importante, informar e orientar sobre a conduta fora dos espaços religiosos, onde as normas para que se evite o contágio devem ser mantidas a todo instante.

“Precisamos mais do que nunca da ajuda de todos neste momento, já houveram casos nos quais agentes da Vigilância em Saúde, que no cumprimento de seu trabalho de fiscalização de denúncias de aglomerações e irregularidades quanto aos cuidados a Covid-19, foram xingados, humilhados e até receberam ameaças por parte de pessoas que foram notificadas por estarem descumprindo as normas exigidas pelos órgãos de saúde. Portanto, peço a vocês lideranças religiosas que nos ajudem, exponham o cenário do município para os membros de suas igrejas, informem, orientem e peçam aos mesmos que, caso apresentem algum sintoma gripal, fiquem em casa e procurem a Unidade de Saúde. Pois tivemos alguns casos de pessoas que estavam com sintomas e foram participar de cultos e acabaram contaminando outros membros da mesma igreja. Inclusive, tivemos óbitos recentemente”. Disse Ângela Maria de Almeida, Secretária de Saúde.

Por fim, alguns pastores também se pronunciaram e todos firmaram um compromisso de ajudar a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde, com informações, orientações e monitoramento junto aos fiéis que frequentam suas igrejas.